Foto: Ilustrativa
O Governo do Estado inicia, nesta segunda-feira (12), uma formação em para alimentação e nutrição para mais de 80 técnicos que atuam no projeto Bahia Produtiva, maior projeto de desenvolvimento rural da Bahia, com objetivo de torná-los multiplicadores para mais de oito mil agricultores familiares de comunidades tradicionais baianas dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.
Os profissionais serão capacitados também em desenvolvimento humano, produtividade para o trabalho e renda e sustentabilidade em saúde, meio ambiente, agricultura, atividade física, agronomia, administração e gestão e alimentação.
O evento contempla também treinamento culinário por meio de oficinas de culinária sustentável com PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais, alimentos dos biomas da Bahia como: Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica e elaboração de cartilhas educativas, com receitas da culinária funcional, com PANC e ingredientes da agricultura familiar dos biomas da Bahia, além de conceitos de Segurança Alimentar e Nutricional, entre outros.
A formação dos técnicos será realizada pela nutricionista e diretora da VP-Centro de Nutrição Funcional, Valéria Paschoal. Integram a equipe onze profissionais e pesquisadores de renome nacional e internacional, coordenados pelo Dr. Flávio Luiz Schieck Valente, especialista em Alimentação e Nutrição Clínica, Direitos Humanos, Soberania em Segurança Alimentar e Nutricional, Direito Humano à alimentação e nutrição adequadas.
De acordo com a FAO – organismo das Nações Unidas para alimentação e agricultura, 75% dos alimentos do mundo são gerados a partir de apenas doze plantas e 5 espécies de animais. Apenas 150 a 200 espécies comestíveis são utilizadas pelos humanos e somente o arroz, milho e trigo contribuem com quase 60% das calorias e proteínas de fonte vegetal.
O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), fruto da parceria entre o Estado da Bahia e o Banco Mundial, por meio de acordo de empréstimo. Até o momento já foram financiados 862 projetos em todo estado, que representam investimento de R$ 287,6 milhões. (Secom)