Foto: Divulgação
A cidade de Brumado se prepara para receber um importante evento esportivo e de conscientização: a 1ª Corrida de Rua Rosa e Azul, que será realizada no próximo dia 26 de outubro, com largada às 7h, na tradicional Praça Coronel Zeca Leite. A ação integra as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que promovem a prevenção e o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e próstata.
Com um total de 240 participantes já inscritos, o evento oferece modalidades de 3 km (caminhada), 5 km e 10 km (corrida), reunindo homens e mulheres em uma mobilização pela saúde. Além do incentivo à prática esportiva, o principal objetivo é alertar a população sobre a importância de realizar exames preventivos e manter hábitos saudáveis, fatores fundamentais na luta contra o câncer.
A corrida é promovida com apoio da Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria de Saúde, e não possui caráter lucrativo. Os participantes receberão um kit contendo camisa, número de peito e medalha de participação.
A escolha do mês de outubro para a realização da corrida reforça a campanha Outubro Rosa, que visa ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Já o Novembro Azul, que será iniciado em breve, foca na saúde do homem, especialmente no combate ao câncer de próstata — o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil.
Além da prova esportiva, o evento busca gerar engajamento comunitário e promover uma cultura de autocuidado e prevenção. A expectativa é que a corrida se torne parte do calendário anual de eventos da cidade, ampliando seu impacto social a cada edição.



