--:--
--:--
  • cover
    Alberto Lopes

--:--
--:--
  • cover
    Alberto Lopes

Conta de luz ficará mais cara em agosto com nova alta da bandeira tarifária

Conta de luz ficará mais cara em agosto com nova alta da bandeira tarifária

Foto: Arquivo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (25), a adoção da bandeira vermelha patamar 2 nas contas de energia elétrica para o mês de agosto. A medida representa o maior nível de cobrança adicional no sistema de bandeiras tarifárias e terá impacto direto no bolso dos consumidores: serão cobrados R$ 7,87 a mais a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.

De acordo com a Aneel, a decisão foi motivada pela queda nas afluências — volume de água que chega aos reservatórios — em todo o país, o que compromete a geração de energia por hidrelétricas. Para manter o abastecimento, será necessário acionar usinas termelétricas, que possuem custo de operação mais elevado. “O cenário de afluências abaixo da média em todo o país reduz a geração por meio de hidrelétricas. Esse quadro eleva os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais caras, como as usinas termelétricas”, explicou a agência em nota oficial.

Desde junho, já estava em vigor a bandeira vermelha patamar 1, também por conta da escassez hídrica. Com a piora no cenário, a Aneel decidiu subir um nível na tarifação.

Especialistas do setor apontam que o alívio na conta de luz deve demorar a chegar. Para a estrategista de inflação Andréa Angelo, da Warren Investimentos, os efeitos da alta devem pesar nos próximos indicadores econômicos. “Ainda vai piorar. Energia será o destaque nas próximas divulgações do IPCA [Índice de Preços ao Consumidor Amplo]”, afirmou à CNN, durante a adoção da bandeira vermelha em junho.

Com o novo aumento, o consumidor deve redobrar a atenção ao consumo de energia elétrica nos próximos meses. A recomendação é adotar medidas de economia para minimizar o impacto da tarifa até que o cenário hidrológico volte à normalidade.

Compartilhe: