Foto: Ilustrativa / Freepik
Não é segredo para ninguém que o sexo tem benefícios múltiplos. Além do lado sentimental, da relação entre pessoas, cientificamente a prática ajuda a reduzir ansiedade e estresse, pode aliviar desconfortos físicos e até mesmo fortalecer o sistema imunológico, sem contar a sensação de bem-estar imediata com a liberação de endorfinas e dopamina.
Mas, você sabe o que pode causar a falta de sexo? Alguns dos malefícios podem ser identificados com sintomas apresentados pelo corpo e até mesmo pela personalidade de quem está sem praticar relações sexuais. É o que listou especialistas no livro “O sistema da serotonina”, escrito por Julius Axelrod, com contribuições de Bernard Brodie e outros cientistas.
Assim como outras necessidades, a exemplo de fome e sede, o corpo passa a apresentar sintomas que escancaram ser a melhor opção ter um contato íntimo com alguém, são eles:
1. Irritabilidade constante
Alterações frequentes de humor e irritação sem motivo aparente podem estar associadas à ausência de prazer sexual. A frustração acumulada pode impactar o bem-estar emocional.
2. Aumento do estresse
O sexo, assim como outras formas de atividade física, contribui para a liberação de hormônios que promovem relaxamento. A falta dessa liberação pode favorecer o acúmulo de tensões e preocupações.
3. Dificuldade para dormir
A ausência de momentos íntimos pode afetar o equilíbrio emocional e, por consequência, interferir na qualidade do sono. A dificuldade em relaxar pode resultar em insônia ou noites mal dormidas.
4. Dores físicas sem causa aparente
Desconfortos como dores de cabeça podem ter relação com a falta de relações sexuais. Estudos indicam que a prática sexual libera endorfinas, que ajudam a aliviar dores, incluindo crises de enxaqueca.
5. Alterações na aparência da pele
A falta de contato íntimo pode influenciar na saúde da pele, deixando-a opaca, menos viçosa e mais propensa ao surgimento de acne. Isso ocorre devido à ausência de estímulos hormonais positivos que o sexo proporciona. BNews