Causada por bactérias, a infecção urinária pode causar sintomas como dor pélvica, febre, vontade frequente de urinar e ardência.
Essa infecção afeta mais as mulheres do que os homens devido às particularidades da anatomia feminina que tornam a uretra mais curta. Felizmente, existem várias formas de tratar a infecção urinária e você pode inclusive contar com remédios caseiros para aliviar os sintomas.
Os remédios caseiros podem complementar o tratamento da infecção do trato urinário com medicamentos, como os antibióticos, e ajudar a reduzir o desconforto associado à infecção.
Um desses remédios é o alho, que tem várias propriedades medicinais e, por isso, é muito usado na medicina tradicional para o tratamento de diferentes tipos de infecções.
Segundo estudo publicado em 2014 na revista científica Avicenna Journal of Phytomedicine, a alicina, um composto de enxofre presente no alho, tem propriedades antibacterianas, atuando contra as bactérias que causam a infecção urinária, incluindo a Escherichia coli.
Sendo assim, acredita-se que o alho ou seu extrato tem propriedades antimicrobianas que podem ajudar no tratamento da infecção de urina.
Como usar o alho para infecção urinária

O alho é bom para a infecção urinária pois além do efeito antimicrobiano, ele apresenta também propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que fortalecem o sistema imunológico. Isso ajuda não só a tratar a condição, mas também a prevenir a reincidência da infecção de urina.
Existem várias formas de usar o alho para ajudar no tratamento da infecção, mas em todos os casos o alho deve estar cru ou na forma de suplemento.
Água de alho
Ingredientes
- 2 dentes de alho;
- 1 copo de água em temperatura ambiente.
Modo de preparo
Esmague os dentes de alho em um copo. Em seguida, adicione a água filtrada e aguarde pelo menos 20 minutos. Por último, coe a bebida para remover o alho e beba.
Para melhorar o sabor, você pode adicionar um pouco de gengibre, limão e/ou canela. Outra opção para tornar a bebida mais agradável é bater essa água com um suco de frutas de sua preferência.

Outras formas de uso
Algumas pessoas não gostam do sabor do alho. Nesses casos, tomar uma cápsula de alho é outra alternativa que pode ser mais prática e tolerável ao paladar. Confira os benefícios da cápsula de alho.
Adicionar alho cru picado em uma salada também é uma boa forma de incluir o alho na sua dieta sem sofrimento.
Cuidados e efeitos colaterais
De acordo com os estudos desenvolvidos até o momento, é preciso que o alho esteja cru para obter todos os seus benefícios. Isso porque, ao ser aquecido, o alho perde a alicina e, com isso, deixa de ter também a maioria das suas propriedades medicinais. Dessa forma, colocar o alho em água fervente para fazer um chá não é uma boa estratégia para aliviar os sintomas da infecção urinária.
Infelizmente, algumas pessoas podem ter problemas ao ingerir o alho cru, incluindo efeitos colaterais como azia, mau hálito e odor corporal. Se esses efeitos te incomodam ou prejudicam a sua qualidade de vida e bem estar, existem outros remédios caseiros para infecção urinária que você pode testar. No entanto, lembre-se de que o uso de antibióticos prescritos pelo médico costuma ser a parte mais importante do tratamento.
Mas se você consegue adicionar o alho cru na sua alimentação, faça isso. Pois além de auxiliar no tratamento de infecções, o alho também pode prevenir o crescimento de bactérias nocivas e evitar infecções urinárias futuras.
Outras dicas simples que funcionam muito bem para o tratamento e prevenção de infecções urinárias incluem ter bons hábitos de higiene, beber bastante água e seguir uma dieta saudável.