--:--
--:--
  • cover
    Alberto Lopes

--:--
--:--
  • cover
    Alberto Lopes

Brumado avança em ações de proteção animal com início de programa de castração

Brumado avança em ações de proteção animal com início de programa de castração

Foto: Divulgação

Parceria entre a Prefeitura e a ONG AUAU pretende contribuir para o controle populacional de cães em situação de rua e ampliar as políticas públicas voltadas ao bem-estar animal

A Prefeitura de Brumado deu um novo passo nas ações de proteção e cuidado com animais em situação de vulnerabilidade. Nesta quarta-feira (9), o prefeito Fabrício Abrantes assinou um contrato com a ONG AUAU para dar início às ações de castração de cães que vivem nas ruas do município.

A medida tem como principal objetivo contribuir para o controle da população de animais abandonados, reduzindo a reprodução descontrolada e fortalecendo as iniciativas de proteção animal desenvolvidas no município.

Com a formalização da parceria, a administração municipal passa a contar com uma ação específica voltada à castração e ao atendimento de cães em situação de rua. A proposta também busca estabelecer uma política permanente de atenção à causa animal em Brumado.

O ato de assinatura contou com a participação de vereadores, secretários municipais, da primeira-dama Abiara Dias, representantes da ONG AUAU e integrantes da administração municipal.

Segundo a gestão municipal, a iniciativa representa um avanço na implementação de políticas públicas destinadas ao bem-estar animal. A expectativa é que as ações contribuam não apenas para o controle populacional, mas também para melhorar as condições de vida dos animais que se encontram em situação de abandono ou vulnerabilidade.

A parceria também abre espaço para a ampliação de outras medidas relacionadas à proteção dos animais no município, fortalecendo a atuação do poder público em uma área que vem ganhando cada vez mais atenção da sociedade.

A iniciativa está inserida em um contexto de ampliação das políticas municipais voltadas à causa animal. Em abril de 2025, Brumado já havia criado, por meio da Lei nº 2.032/2025, o Programa Municipal de Bem-Estar Animal e Castração.

Compartilhe: