Foto: Divulgação/Seagri

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu décimo levantamento, estimou uma produção de 13,5 milhões de toneladas de grãos na temporada 2022/2023 – o que representa uma expansão de 11,6% em relação ao ciclo 2021/2022. Com relação à área plantada, observa-se uma ampliação de 3,1% na mesma base de comparação, o que alcança uma área de 3,8 milhões de hectares. Dessa forma, o rendimento médio do conjunto das lavouras pesquisadas deverá ficar em torno de 3,6 t/há. A produção de algodão está estimada em 1,4 milhão de toneladas, plantado em 313 mil hectares, o que representa um crescimento de 10,9% em relação ao ciclo 2021/2022. A soja, segundo a Conab, deve apresentar mais um ciclo de alta, em razão de uma área plantada 1,4% superior à da temporada passada.

Com isso, a produção pode alcançar um novo patamar recorde de 7,7 milhões de toneladas na atual temporada, apontando um crescimento de 6,0% na comparação com o ciclo anterior. Com relação à safra de milho, manteve-se a expectativa de que a safra atual possa alcançar 4,1 milhões de toneladas.

As principais contribuições provêm da primeira (2,8 milhões de toneladas) e da terceira (1,1 milhão de toneladas) safra do cereal. Em seu conjunto, a produção de milho, no estado, apresenta previsão de crescimento de 21,6% em relação ao período anterior. O otimismo também está associado à produção de feijão, cujo volume estimado em 309 mil toneladas (plantados em 432 mil hectares) representa um crescimento de 8,9% em relação ao ciclo 2021/2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Altas temperaturas afetam produção de manga e maracujá em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Luiz Brito/Rádio Portal Sudoeste As altas temperaturas registradas nos últimos meses…

Com produção em alta, Bahia mantém liderança no cultivo de umbu

Foto: Luiz Brito/Rádio Portal Sudoeste A produção de umbu na Bahia continua…

Ruralistas prometem derrubar veto de Lula em lei sobre agrotóxicos

Foto: Alf Ribeiro/AE A bancada do agronegócio no Congresso promete se articular…

BNDES anuncia mais R$ 3 bilhões para crédito pelo Plano Safra

Foto: Luiz Brito O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)…