Foto: Giro Ipiaú
Um projeto inovador criado por estudantes do CETEP Médio Rio das Contas, em Ipiaú, vem ganhando repercussão positiva em todo o país. O ChocoMed, um chocolate funcional sem açúcar e com baixo índice glicêmico, foi desenvolvido especialmente para pessoas com diabetes tipo 2. Idealizado pelos alunos Adígena Pires, Elias Dantas e Lívia Bispo, com orientação do professor Lucas Conceição, o projeto une ciência, saúde e inovação, destacando o potencial da educação técnica e colocando Ipiaú em evidência.
O projeto é resultado da integração entre conhecimentos de biotecnologia, ciência de alimentos e saúde, mostrando na prática o potencial transformador da educação técnica. E é justamente essa iniciativa que agora ganha visibilidade e reconhecimento, colocando Ipiaú no mapa da inovação.
A pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação, conta com parceria da Escola de Pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), fortalecendo o vínculo entre universidade e escola na formação de jovens cientistas.
A reportagem do GIRO esteve no CETEP Médio Rio das Contas e conversou com os estudantes e o professor Lucas Conceição. Confira a entrevista:



