Foto: Léo Pirote
Em plena estiagem e com a barragem da cidade operando com menos de 40% de sua capacidade, moradores de Livramento de Nossa Senhora enfrentam mais um episódio de desperdício de água potável. Na tarde desta quinta-feira (15), por volta das 16h58, a equipe de reportagem esteve na Rua Ladeira do Bonfim e constatou um grave vazamento na rede de abastecimento, escancarando novamente o descaso da EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento).
A situação revoltou moradores e comerciantes da região, que denunciam que este não é um caso isolado. “Esse problema já vem acontecendo há dias e ninguém aparece para resolver. Estamos racionando água em casa e na rua ela corre livremente pela via”, relatou uma moradora indignada.
O contraste entre a escassez enfrentada pela população e o desperdício causado pela má conservação da rede hídrica chama a atenção para a necessidade de uma ação mais eficaz por parte da empresa responsável pelo abastecimento. A estiagem prolongada tem preocupado os agricultores e a população em geral, uma vez que o volume da barragem que abastece a cidade está abaixo dos 40%, comprometendo a segurança hídrica da região.
Além das perdas materiais e ambientais, a situação evidencia uma falha grave na manutenção preventiva e no atendimento da EMBASA. A falta de resposta rápida, mesmo diante de situações emergenciais, tem sido motivo constante de queixas e revolta entre os cidadãos.
A redação tentou contato com a assessoria da EMBASA, mas até o momento desta publicação não houve retorno.
Enquanto isso, a água continua escorrendo pela rua — um recurso vital que poderia estar sendo usado de forma consciente em um momento tão crítico para o município.
Veja imagens registradas no local e acompanhe nosso portal para atualizações sobre o caso.



