Foto: Alberto Maraux

Cerca de R$ 27 milhões serão investidos pelo Governo do Estado na Operação Verão 2023/2024, lançada nesta terça-feira (29), no Farol da Barra e no Pelourinho, duas referências mundiais de pontos turísticos.

Reforço nos efetivos, investimento em novas viaturas, entre elas embarcações, e Reconhecimento Facial serão empregados para proteger baianos e turistas no período, um dos mais movimentados do ano.

Pouco mais de seis mil policiais militares, civis e técnicos, além de bombeiros, realizarão ações preventivas, ostensivas, de investigação e resgate. A atuação ocorre em todo a Bahia, no período de 20 de novembro de 2023 a três de março de 2024.

As força estaduais realizarão ações especiais na Baía de Todos os Santos, nas Costas do Dendê, dos Coqueiros, das Palmeiras, do Cacau, do Descobrimento e das Baleias, além da Chapada Diamantina, nos Lagos do São Francisco (Norte) e Caminhos do Oeste, entre outros sítios turísticos.

“Nossa tecnologia, empenho, e principalmente, o nosso material humano, estarão atuando em força máxima, em todo o estado. Vamos fazer o melhor verão de todos os tempos”, afirmou o secretário da Segurança Pública Marcelo Werner.

Novas viaturas

Aproximadamente R$ 22 milhões foram investidos em 125 viaturas (carros, motos e bases móveis) e quatro botes rígidos de salvamento.

As viaturas de duas e quatro rodas serão empregadas nos pontos turísticos, no patrulhamento em regiões com hoteis e pousadas, nas principais vias e também no entorno dos grandes eventos.

As embarcações ajudarão na fiscalização preventiva nas praias, em regiões com rios e também lagos

Reconhecimento Facial

O Sistema de Reconhecimento Facial da SSP, referência mundial na captura de foragidos da Justiça, estará presente nos principais pontos turísticos dos municípios.

Câmeras fixas e móveis serão empregadas para auxiliar na localização de pessoas com mandado de prisão expedido pelo poder judiciário.

Em 2023, o RF ajudou na captura de 617 pessoas. Cerca de 80% delas eram procuradas por homicídio, tráfico de drogas, estupro e roubo.

Desde a sua implantação, em dezembro de 2018, a tecnologia da SSP localizou 1192 foragidos da Justiça.

Atendimento especializado

Entre as unidades que terão efetivos reforçados durante a Operação Verão estão a Delegacia de Proteção ao Turista da Polícia Civil e o Batalhão Especializado de Polícia Turística da PM, que possuem profissionais capacitados para comunicação em várias línguas para facilitar a orientação aos visitantes.

Fonte: Bahia.ba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Ônibus que fazia linha Ilhéus-Salvador pega fogo após bater em carreta na BR-101

Foto: Diário do Transporte Um ônibus da Viação Águia Branca pegou fogo…

Gás de cozinha fica 11% mais barato na Bahia

Foto: Divulgação Junho começa com uma boa notícia para o bolso dos…

Com produção em alta, Bahia mantém liderança no cultivo de umbu

Foto: Luiz Brito/Rádio Portal Sudoeste A produção de umbu na Bahia continua…

Morre o apresentador e radialista baiano Raimundo Varela

Fonte: Reprodução / Record TV Morreu, nesta quinta-feira (7), o apresentador da…