--:--
--:--
  • cover
    Alberto Lopes

--:--
--:--
  • cover
    Alberto Lopes

Livro de muitas viagens no “uber” tem prévia na FliConquista e será lançado no dia 1º em Salvador

Livro de muitas viagens no “uber” tem prévia na FliConquista e será lançado no dia 1º em Salvador

Foto: Divulgação

Depois de apresentá-lo na Feira Literária de Vitória da Conquista-FliConquista, a autora Joana D’Arck lançará em Salvador, no dia 1° de dezembro, o seu novo livro “Vida que segue”, inspirado em histórias de “uber”. A obra, que sai pela editora Telha, já foi bem requisitada no evento literário conquistense ocorrido de 15 a 19 de novembro, no Centro Cultural Camillo de Jesus Lima, onde a escritora participou da mesa de lançamentos literários e também foi apresentada como membro do catálogo de autores do Studio Palma, um dos parceiros da realização da Fliconquista.

“Para escrever este meu segundo livro, que ainda vou lançar em Salvador e apresento aqui em primeira mão, me inspirei nas ‘fontes’ das ruas da nossa capital. Sou jornalista e tenho em mim uma repórter que não me larga, mesmo no exercício da ficção. E com esse espírito, catei nas viagens de uber, de um lado para o outro da cidade, as histórias que me inspiraram para escrever os contos e crônicas que apresento. Conversei com muitos e muitas motoristas que me contaram casos ocorridos em suas viagens, desabafos de passageiros e suas percepções sobre o cotidiano da cidade”, contou a escritora.

Joana D’Arck ressalta que a sua obra não se trata de relatos, mas de textos ficcionais inspirados na realidade, colocando o leitor diante do pitoresco, do absurdo, do cômico e do trágico entre personagens carregadas mágoas, trapaças, vingança, canalhice e outras fragilidades humanas, como também algumas virtudes.

Ela falou da dupla alegria de lançar em primeira mão em Vitória da Conquista, terra de seus pais e onde passou a maior parte da sua infância, e onde ambientou parte do seu primeiro livro, “Vida que segue”. “O primeiro que lancei, “Entrelinhas e afetos”, em plena pandemia, em 2020, numa produção totalmente independente, foi sobre memórias da minha mãe. Não uma biografia, mas uma série de contos inspirados na vida dela, da nossa família numerosa que, a exemplo de muitas, deixou o interior e foi para a capital em busca de oportunidades de estudo e trabalho para os filhos”.

As duas obras de Joana D’Arck, “Entrelinhas e afetos” e “Vida que segue”, levam a capa de autoria do cartunista e jornalista Borega Melo e foram elogiadas pelo jornalista, escritor e ex-deputado Jean Wyllys, que lançou na Fliconquista o seu livro “O que não se pode dizer”, contou a autora. Ela também autografou suas obras no stand do Studio Palma, de iniciativa de Ester Figueiredo, curadora da Fliconquista e outras feiras literárias. O Palma surge no mercado editorial oferecendo agenciamento aos autores para apoiá-los durante a produção e a divulgação de suas obras.

Culinária baiana

A obra de ficção ambientada nas ruas de Salvador também envereda pela culinária baiana, “decisiva no desenrolar de alguns contos recheados de muita fé, romantismo, emoção, humor e um certo suspense, em textos ritmados que vão conduzir o leitor nestas viagens”, resume Joana D´Arck. A jornalista buscou um artifício que também lhe permitisse abordar temas como machismo, preconceito, traição, mercado de trabalho, relações familiares, a violência nossa de cada dia, expondo virtudes e fragilidades humanas reveladas pelos passageiros entre uma corrida e outra. O fascínio da obra é justamente fazer o leitor se reconhecer em determinadas situações, ou projetar o dia a dia de amigos, inimigos e familiares.

Sobre a autora

Joana D´Arck é jornalista, graduada na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pós-graduada em Marketing Político na Universidade Católica de Salvador (UCSAL), trabalhou em redações dos principais jornais impressos baianos e é a criadora do blog Pilha Pura (https://pilhapuradejoaninha.blogspot.com/), ativo na internet desde março de 2009. É assessora de Comunicação do deputado federal Waldenor Pereira e do deputado estadual Zé Raimundo.

Onde adquirir

Diretamente com a autora e autografado: WhatsApp (71) 99343-9300, Instagram @joanadarckdabahia, Facebook Joana Darck

No site da editora Telha: https://encr.pw/sitedaTelha

Em breve na Amazon e livrarias físicas de Salvador

Valor unitário: R$ 42,00

Compartilhe: