Foto: Governo de SP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que impõe o funcionamento ininterrupto de delegacias especializadas de atendimento à mulher (Deam). A medida, publica ano Diário Oficial da União desta 3ª feira (4.abr), foi aprovada pelo Senado Federal no início de março, após modificações da Câmara dos Deputados.

Segundo a portaria, as Deam irão funcionar, a partir de agora, 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo feriados. Os atendimentos, que englobam violência doméstica e familiar, crimes contra a dignidade sexual e feminicídios, deverão ser feitos, preferencialmente, em salas reservadas e por policiais do sexo feminino.

A lei determina ainda que os policiais passem por treinamento para acolhimento das vítimas de “maneira eficaz e humanitária” e que as unidades ofereçam assistência psicológica e jurídica às vítimas. Nos municípios onde não houver Deam, a delegacia existente deverá priorizar o atendimento de vítimas de violência por agente feminina especializada.

“Nos finais de semana é quando [as mulheres] mais precisam [desse atendimento]. E uma mulher que é vítima de uma violência numa sexta-feira à noite teria que esperar até segunda-feira para receber um atendimento especializado”, justificou o senador Rodrigo Cunha (União-AL) durante apresentação do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Bolsonaro diz a aliados que quer ser candidato ao Senado em 2026

Foto: Reprodução/TV Globo O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu com aliados…

Celulares de Bolsonaro e Michelle são apreendidos em operação da PF

Foto: Reprodução/ Instagram Os telefones celulares de Jair Bolsonaro (PL) e Michelle…

Tiro amigo: deputado acusa Rui Costa de vetar participação do MST em evento com presidente Lula

Foto: Jonas Santos O deputado federal Valmir Assunção (PT), acusa o ministro…

Inscrições de vestibular para Agroecologia vai até o dia 15 e deputados Waldenor e Zé Raimundo comemoram implantação do novo curso da AECOFABA

Foto: Divulgação Estão abertas as inscrições para o vestibular de Licenciatura em…