--:--
--:--
  • cover
    Alberto Lopes

--:--
--:--
  • cover
    Alberto Lopes

Ministério da Saúde inicia oferta no SUS de nove medicamentos oncológicos de alta tecnologia em todas as regiões do país

Ministério da Saúde inicia oferta no SUS de nove medicamentos oncológicos de alta tecnologia em todas as regiões do país

Foto: Yasmin Marinho / GOV BA

O Ministério da Saúde começa a ofertar, a partir dessa semana, nove novos medicamentos para tratamento de câncer no SUS. São produtos de alta tecnologia, que impactam na sobrevida e qualidade de vida dos pacientes com câncer de mama, próstata, pulmão e linfomas, entre outros. A expectativa é chegar a 23 novos fármacos oncológicos até o fim do ano, ampliando em 35% as alternativas na rede pública de saúde. Esta é a maior inclusão tecnológica para o cuidado do câncer já realizada e atenderá 100% da demanda por esses produtos.

Muitos desses medicamentos eram aguardados há mais de dez anos: estavam incorporados ao SUS, mas sem a efetiva oferta nos serviços. A mudança veio com o Agora Tem Especialistas, iniciativa lançada em 2025 pelo Ministério da Saúde que visa consolidar a maior rede pública de cuidado do câncer para reduzir o tempo de espera por diagnóstico e tratamento no SUS. Em relação à oferta de medicamentos, foi instituída a Assistência Farmacêutica Oncológica (AF-Onco) que definiu como cada tecnologia chegaria à população.

O anúncio oficial da oferta dos novos medicamentos ocorreu nesta terça-feira (20), pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante o Ato Nacional da Oncologia, realizado pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e transmitido simultaneamente para 18 estados. Na Bahia, o ato foi realizado no Centro Estadual de Oncologia (Cican), em Salvador, com a presença da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Saiba quais são os novos medicamentos:

  • trastuzumabe — câncer de estômago ou junção esofagogástrica;
  • abemaciclibe — câncer de mama precoce (RH+, Her2-, linfonodo +) ou avançado/metastático;
  • acetato de lanreotida — tumores neuroendócrinos;
  • pazopanibe — câncer de rim de células claras metastático;
  • rituximabe — leucemia linfocítica crônica (1ª linha), linfoma folicular, linfoma difuso;
  • abiraterona — câncer de próstata resistente à hormonioterapia não metastático e metastático e sensível à hormonioterapia e metastático
  • gefitinibe — câncer de pulmão não pequenas células em primeira linha
  • TSH recombinante (alfatirotropina) — câncer diferenciado de tireoide com indicação de iodo radioativo
  • sunitinibe — câncer de rim de células claras metastático e GIST avançado ou metastático após falha ao imatinibe

Compartilhe: