--:--
--:--
  • cover
    Alberto Lopes

--:--
--:--
  • cover
    Alberto Lopes

Operação autua grandes fazendas produtoras de hortifrúti por furto de energia na Chapada Diamantina

Operação autua grandes fazendas produtoras de hortifrúti por furto de energia na Chapada Diamantina

A energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia, conforme determina a Aneel; a irrigação, por exemplo, é responsável por grande consumo de energia | FOTO: Ilustração/Ana Maria Diniz |

Grandes fazendas produtoras de hortifrúti nos municípios de Iaçu, Ibicoara e Mucugê foram alvo da Operação ‘Varredura’, realizada pela Coelba para combater o furto de energia na região da Chapada Diamantina. De acordo com dados enviados pela assessoria da distribuidora, os técnicos realizaram inspeções em 74 unidades e 13 foram autuadas e desativas por situação irregular.

“Em 2019, em toda a região Centro Oeste da Bahia foram realizadas 8,3 mil inspeções com a normalização de 3,1 mil unidades encontradas de forma irregular. A energia recuperada nas operações é suficiente para abastecer o município de Itaberaba durante três meses”, aponta nota da Coelba enviada para a imprensa.

A distribuidora de energia salienta que “o furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão”. Alerta também que a ação representa riscos de acidentes graves à população, “a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica [Aneel]”.

Na tentativa de reduzir os riscos e o furto de energia no estado baiano, a Coelba oferece um programa constante de inspeções para as diferentes regiões. A empresa também tem canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o telefone 116 ou o site oficialJornal da Chapada com informações da Coelba.

Compartilhe: