Foto: Divulgação
A Operação Zimmer, que prendeu um capitão da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), mira uma organização criminosa ligada à facção Bonde do Maluco (BDM), envolvida em tráfico de drogas e armas, roubos, adulteração de veículos, mortes violentas e lavagem de dinheiro.
A ação foi deflagrada pela Polícia Civil, por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), e tem apoio das polícias Militar e Federal, nesta quinta-feira (11).
Até o momento, 34 pessoas foram presas na Bahia, Sergipe, Pernambuco, Espírito Santo e São Paulo. Entre os detidos está o capitão da Polícia Militar da Bahia, Mauro das Neves Grunfeld, que já havia sido investigado por venda ilegal de armas para facções. Ele foi preso em Salvador.
A Operação Zimmer, que prendeu um capitão da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), mira uma organização criminosa ligada à facção Bonde do Maluco (BDM), envolvida em tráfico de drogas e armas, roubos, adulteração de veículos, mortes violentas e lavagem de dinheiro. pic.twitter.com/P6qZ0AN33q
— bnewsvideos (@bnewsvideos) December 11, 2025
A operação mobilizou cerca de 400 policiais e cumpre mais de 90 mandados judiciais. O grupo investigado atuava em núcleos de logística, finanças e operações. Segundo a polícia, a quadrilha movimentava valores milionários e usava empresas e pessoas físicas para esconder a origem do dinheiro.
— bnewsvideos (@bnewsvideos) December 11, 2025
A Justiça determinou o bloqueio de R$ 100 milhões e o sequestro de bens dos investigados. A ação também suspendeu atividades de empresas ligadas ao esquema. A Polícia Civil afirma que o objetivo é desarticular a cadeia de comando da facção e reduzir a violência ligada à disputa de territórios. *Com informações do BNews



