Foto: Divulgação
Foi realizado pela 20ª COORPIN/Brumado, no dia 24 de julho, às 19 h, na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal de Brumado, o o Pré Lançamento da Fermenta Digital no Combate à violência doméstica e Familiar Contra a Mulher em Brumado, o Aplicativo AMA MARIA.
O evento contou com a participação de Organizações públicas, através de seus representantes, como o Coordenador Regional da 20ª COORPIN, DRº Leonardo Fabian Rabelo, o Juiz de Direito da Comarca de Brumado, Drº Genivaldo Alves Guimarães, o Defensor Público da Comarca de Brumado, Dr. Heverton Freira, o Delegado da Polícia Civil DT Brumado, Dr. Rafael Oliveira Santos Araújo, o Major Mário Augusto dos Santos Cabral, da 34ª CIPM da Bahia, o Prefeito Municipal da cidade de Brumado, o senhor Eduardo Lima Vasconcelos e demais representatividades das instituições como OAB, CONSEG, CEJUSC, Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, Rádios Comunitárias, Blogs.
A Investigadora da 20ª COORPIN/Brumado, Débora Santos, idealizadora da Ferramenta e o Programador, Willians Souza, deram início a apresentação, dando boas-vindas a todos e expondo o motivo do encontro, sendo a colaboração, através de opiniões e sugestões dos presentes para que fossem agregadas na construção da Ferramenta. Em seguida, a apresentação foi desenvolvida através de slides onde forma explanados desde os Objetivos, Organização, Abrangência, Público alvo, Equipe técnica responsável, Divulgação, Fases de Desenvolvimento do Aplicativo, Metodologia do percurso e Gráficos Demonstrativos sobre as Ocorrências registradas na 1ª Delegacia Territorial, Brumado, de Violência Doméstica Contra a Mulher.
Após explanação, a palavra foi franquiada ao público que interagiu com sugestões pertinentes e dúvidas que forma esclarecidas no decorrer do evento. Em um determinado momento, em meio as explicações, Willians sugeriu que todos os presentes acessassem dos seus celulares um site para que pudessem visualizar o low out do Aplicativo Ama Maria e, quando todos visualizaram o aplicativo nos celulares, o Programador detalhou a função de cada ícone da Ferramenta Digital. No final do evento, o Coordenador, Drº Leonardo Rabelo fez uso da palavra, quando elogiou a iniciativa da idealização do Projeto, colocando-se à disposição para auxiliar no desenvolvimento do mesmo, enfatizou a relevância do Aplicativo para o Município de Brumado, sendo uma Ferramenta pioneira na Bahia. O Prefeito Eduardo Vasconcelos falou em seguida, declarando o seu total apoio ao desenvolvimento do Aplicativo Ama Maria.
Realizado o evento, a Ferramenta digital, Ama Maria foi apresentada aos participantes sendo:
Aplicativo pioneiro na Bahia que vai abranger o Município de Brumado (Zona Rural e Urbana);
Tem o Objetivo Geral de Combater a Violência Doméstica Contra a Mulher e implementar a Política de Proteção às vítimas e seus familiares, aspirando a promoção da justiça e da equidade social;
Objetivos Específicos: Disseminar informações sobre a Lei Maria da Penha; Oferecer serviços da Rede de Proteção e combate à violência doméstica contra a mulher.