--:--
--:--
  • cover
    Alberto Lopes

--:--
--:--
  • cover
    Alberto Lopes

Programa itinerante de rastreamento do câncer de mama retoma estratégia na região de Vitória da Conquista

Programa itinerante de rastreamento do câncer de mama retoma estratégia na região de Vitória da Conquista

Foto: Ascom/WZ

O Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama terá uma ação estratégica em Vitória da Conquista, com a realização de exames no período próximo de  11 a  28 de agosto, nas unidades de saúde pública no município. O rastreamento do câncer de mama, que o Governo da Bahia realizará, tem o apoio dos mandatos dos deputados petistas Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), que estão empenhados na divulgação dessa campanha.

Vitória da Conquista é a terceira macrorregião do estado em população, que concentra mais de 170 mil mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, público-alvo da campanha de rastreamento do câncer de mama, de acordo com o levantamento apresentado pela  Diretoria de Projetos Estratégicos da Sesab-Secretaria Estadual de Saúde.    

O serviço consiste na realização de mamografias e, caso sejam detectadas alterações, são realizados exames complementares. Para as mulheres com diagnóstico positivo da doença, é feito o encaminhamento para a unidade de alta complexidade em Oncologia mais próxima, onde será feito o tratamento cirúrgico, quimioterápico e/ou radioterápico.

Diagnóstico e tratamento

Na rede SUS, as mulheres contam com equipamentos específicos para o diagnóstico, como as policlínicas regionais de saúde,  e tratamento,  como os Cacons,  Unacons e Cican, além do hospital da Mulher, que é referência para os casos de cânceres femininos.  A Estratégia Itinerante é, portanto, uma ação complementar às outras que  já são desenvolvidas no Estado referentes à Saúde da Mulher, explica a Sesab.

Apoio ao rastreamento

Além de compor a base de apoio parlamentar às políticas públicas do Governo Jerônimo Rodrigues, os deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo estão apoiando a campanha do rastreamento, preocupados em buscar o maior engajamento possível das mulheres da região. Por isso, chamam a atenção para a programação do serviço itinerante com postagens em suas redes sociais e chamadas já programadas para veicular nas rádios.

Segundo os deputados, a ideia é alertar as mulheres do público-alvo no município para aproveitarem esta oportunidade de fazer o rastreamento. “Trata-se de uma estratégia que visa a prevenção, a detecção precoce e o tratamento da doença em todo o estado da Bahia”, informa Zé Raimundo. Waldenor Pereira reforça que “a prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde” .

Compartilhe: