--:--
--:--
  • cover
    Alberto Lopes

--:--
--:--
  • cover
    Alberto Lopes

Rio de Contas: Vereador Vinícius Costa segue preocupado com estrutura da barragem Luiz Vieira

Rio de Contas: Vereador Vinícius Costa segue preocupado com estrutura da barragem Luiz Vieira

Foto: Divulgação

Com o rompimento de diversas barragens no Brasil, e recentemente um caso na Bahia, onde milhares de pessoas ficaram desabrigadas, a população e as Autoridades de Rio de Contas andam preocupadas com a situação da barragem Luiz Vieira, que atualmente além de abastecer a própria cidade, supre ainda Livramento de Nossa Senhora e uma parte da cidade de Dom Basílio. Nesta quinta-feira (26/07), em vídeo divulgado em redes sociais, o Vereador Riocontense Vinicius Costa se dirige à população e autoridades de Rio de Contas e Livramento, alertando para o risco que manancial apresenta. De acordo com o Edil, Ele mesmo chamou a atenção para a necessidades de reparos no local, procurando inclusive a imprensa e o Ministério Público.

“A ANA – Agencia Nacional de Águas – enviou um relatório comprovando a necessidade de se fazer reformas, de se fazer manutenção, e a maior prova disso é que ela faz um orçamento de que seriam necessários R$ 3,2 milhões para realizar a manutenção desta barragem. Não se pode falar que não há necessidade de manutenção se não tivesse um orçamento. Posteriormente o DENOCS disse, que em uma escala de zero (risco nenhum) a 3 (risco eminente), que a Luiz Vieira encontra-se em nível 2 de risco. Então não podemos desconsiderar. Contudo, recentemente recebemos a visita da Comissão de Agricultura e a Sub Comissão de Fiscalização de Barragens, representados pelo Deputado José de Arimatéia, que após fazer toda vistoria da área junto com alguns Vereadores e Prefeitos, e o Engenheiro da Assembleia Legislativa, Ele emitiu um relatório que diz que estando a barragem com o nível baixo, a mesma não apresenta risco, porém, em caso de fortes chuvas, as erosões podem se agravar com risco à integridade dos equipamentos”, diz Vinicius no vídeo.

Para o Dr Vinícius, através deste relatório assinado pelo Dr. Eduardo José Albuquerque Macário, Engenheiro Assessor Técnico da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, fica comprovado que realmente existe um risco, e que basta que para isso caia uma forte chuva e o volume de água do manancial seja aumentado. O mesmo ainda conclui afirmando que chega a pensar que ao invés de rezar e pedir a Deus para que chova, deve-se pedir para que não chova. Em seguida ratifica seu compromisso com a População local, cumprindo seu papel sua obrigação de Vereador, e que enquanto não houver recursos para que se realize a obra de reparos, continuará em alerta e denunciando e para isso convoca os moradores de Livramento e Rio de Contas para que possam o apoiar em mais esta causa e não aguardar até que o pior aconteça. Confira o vídeo na íntegra:

Compartilhe: