Foto: Mufid Majnun na Unsplash

A plataforma “SP Covid-19 Infotracker”, criada por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), fez uma análise inédita que mostrou que a capital paulista registrou um aumento de 140% de casos positivos de Covid em duas semanas. O avanço da contaminação preocupa especialistas, que temem uma explosão de casos após os festejos de Carnaval, onde existe uma grande aglomeração de pessoas em todo o país. O último dado disponível no painel da Secretaria Municipal da Saúde, mostra que a média móvel semanal saiu de 168 casos, no dia 21 de janeiro, para 404 no dia 4 de fevereiro.

Relacionado ao mês de dezembro de 2023, o aumento é ainda maior: 344%. De acordo com Wallace Casaca, coordenador da plataforma Infotracker, existe um aumento consistente de casos desde o final do ano passado. Os dados disponíveis não indicam alta de internações ou mortes. “A gente espera um pico de casos de Covid nas próximas semanas. Bem menor, bem menos grave do que vimos em anos anteriores, devido à vacinação, mas teremos um boom, sem dúvida.”

Mesmo que a Covid não seja mais uma emergência de saúde desde 2023, e, com a alta taxa de vacinação, pacientes com a doença têm sintomas cada vez mais leves, parecidos com uma gripe ou sinusite, o Ministério da Saúde diz que o protocolo a ser seguido permanece o mesmo. Segundo a nota mais recente da pasta, medidas como isolamento, uso de máscaras e higienização sanitária seguem importantes: “Principalmente para aquelas pessoas em maior risco para desenvolver doença grave, e para reduzir as chances do desenvolvimento de condições pós-Covid com cada nova infecção”, diz trecho da nota. Informações Metro 1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Os impactos da fé e das orações durante o tratamento de doenças como o câncer

Foto: Divulgação Segundo uma  pesquisa realizada pela National Library Of Medicine (NIH),…

O que fazer quando o pênis fica mole?

Estar numa relação sexual, que tem tudo para ser prazerosa, e de…

Insônia: Entenda o impacto da falta de sono na nossa saúde

Foto: Freepik A insônia é um dos distúrbios do sono mais comuns…

Pessoas com distúrbios do sono são 80% mais propensas a ter um ataque cardíaco

Foto: Divulgação Ter uma noite de sono reparadora não devia ser um…