Foto: Wilton Felipe/Acervo Pessoal

Uma situação grave e preocupante está sendo registrada na zona rural de Dom Basílio. Abelhas da espécie mamangavas ou mamangabas, mais popularmente na região conhecida como zangão, estão morrendo em grande quantidade devido ao uso indiscriminado ou ao manuseio de forma incorreta de agrotóxicos. A Denúncia foi enviada à Rádio Portal por uma moradora, que não quis ser identificada, nesta quarta-feira (2).

De acordo com ela, o registro ocorreu e uma roça de maracujá nas imediações das comunidades de Pedra Redonda e Jatobá. “Eu estive em uma roça e fiquei chocado com tantos mangangás mortos no chão e outros tombando sem conseguirem pegar o voo. Com certeza irão morrer também. Quero pedir pra que o pessoal não jogue veneno à tarde. Esse horário é quando a flor se abre e eles vão fazer esse trabalho de polinização e acabam morrendo envenenados, disse a moradora. “Aí quando estão na pior fica clamando, rogando a Deus pra quê?  Peço “a Secretaria do meio ambiente que fiscalize e não deixe que isso continue acontecendo”, acrescentou.

Essas abelhas necessitam de uma grande variedade de flores para conseguirem suprir a dieta. E é no campo da alimentação que elas se destacam, quando o assunto é a agricultura. São excelentes polinizadoras do maracujá, cujas flores apresentam as partes femininas e masculinas afastadas e o pólen não consegue ser transportado pelo vento. Assim, apenas insetos grandes, quando buscam o néctar nas flores, são capazes de “sujar os pelos” de pólen e transferi-los para as partes femininas das plantas e, assim, contribuir com o processo reprodutivo. A escassez de mamangavas pode, dessa forma, prejudicar produções agrícolas. A Rádio Portal ainda não conseguiu contato com a Secretaria de agricultura do município. Fonte: Rádio Portal Sudoeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Agricultor morre queimado após atear fogo em vegetação na comunidade de Alto do Rosário em Dom Basílio

Um homem identificado como Joaquim das Flores Lima, de aproximadamente 76 anos,…

Corpo de homem é encontrado em estado de decomposição no lixão de Dom Basílio

Foto: Luiz Brito/Rádio Portal Sudoeste O corpo de um homem foi encontrado…

Moradores seguem temendo prejuízos devido oscilação de energia elétrica em Dom Basílio

Foto: Luiz Brito/Rádio Portal Sudoeste Moradores continuam temendo sérios prejuízos devido à…

Mãe alega que filha foi impedida de entrar em escola na cidade de Dom Basílio

Foto: Luiz Brito/Rádio Portal Sudoeste Uma criança de aproximadamente 12 anos foi…